Como tudo começou…

No início desse ano (2020), durante o recesso forense e enquanto traçava minhas metas profissionais e pessoais para o ano que se iniciava, decidi iniciar o blog, assim como direcionar minhas redes sociais para falar sobre o que eu amo: Direito.

Após alguns meses e passados alguns desafios e dificuldades iniciais para conseguir implementar esse projeto, finalmente, hoje, consegui colocar no ar o blog e iniciar uma nova etapa da minha carreira.

Durante esses meses de preparação, a principal dúvida era qual seria o meu foco, qual seria o conteúdo que eu iria disponibilizar nesse canal, até que finalmente, no final de uma noite do início de abril, decidi que iria escrever sobre Direito do Consumidor, num viés, talvez, um pouco diferente do que o tradicional, para tentar trazer a visão da empresa para esse ramo do Direito.

E, outro não poderia ser o caminho. Afinal, nos meus 16 anos de prática profissional (sendo 12 de advocacia e 4 de estágio), sempre dediquei a maior parte do meu tempo para estudar e aprender sobre o assunto.  Desde o início do meu estágio (no final do meu primeiro ano de faculdade) no escritório em que estou até hoje, comecei a trabalhar diretamente na área do contencioso de uma empresa que era cliente do escritório.

O tempo foi passando e com o meu crescimento dentro do escritório passei a atuar diretamente com Direito do Consumidor, auxiliando também outros clientes, que, na maioria das vezes, eram empresas. Com isso, novas experiências foram surgindo e muitos conhecimentos foram sendo construídos, de modo que, depois de todos esses anos, fico mais à vontade para escrever, falar e partilhar um pouco dessa experiência aqui nesse blog, a qual não se limita ao âmbito jurídico propriamente dito, mas também na esfera corporativa, trazendo um pouco dessa experiência de formação e estruturação do departamento de atendimento ao consumidor.

Lembro que quando comecei a estudar Direito do Consumidor, praticamente todos os livros, textos e, até mesmo, decisões judiciais, eram voltadas para a visão do consumidor, até mesmo porque foi uma norma criada para defendê-lo que, no mais das vezes, é a parte mais vulnerável da relação de consumo.

E, assim sendo, como encontrar argumentos para defender a empresa que está sendo demandada judicialmente? Foi pensando nisso, que decidi criar aqui um canal para trazer um pouco desse conteúdo, assim como para partilhar com vocês a experiência vivida ao longo desses anos atuando na defesa de empresas, sobretudo no âmbito do Direito do Consumidor.

No entanto, apesar disso, o intuito desse blog não é apenas de dar “armas de defesa” para as empresas, mas sobretudo é o de conscientizar as empresas da importância da estruturação de um departamento de atendimento do consumidor, entendendo, assim, as obrigações que lhe são impostas pela lei consumerista, assim como os direitos que assiste aos consumidores.

Mas, não é só: o meu pensamento idealista é trazer reflexão aos consumidores e advogados dos consumidores (situação essa que também, por vezes, atuo no meu escritório), para que, possam repensar sobre o Direito do Consumidor para criar uma relação equilibrada entre consumidor e fornecedor, de modo a evitar abusos de qualquer das partes.

Além disso, como advogada atuante no Direito Civil como um todo (e não apenas no Direito do Consumidor), até porque o contencioso das empresas abrange outras áreas de estudo, desde já, me reservo no direito de partilhar com vocês outros textos que eu entenda ser útil para esse blog, ainda que não direcionado propriamente para o foco principal dessa plataforma.

Dito isto, é com alegria e entusiasmo que inicio essa nova jornada, contando, agora, com a sua companhia, para que, assim, juntos, possamos fazer crescer esse blog e levar o conhecimento jurídico a mais pessoas, empresários, profissionais do Direito e colegas de profissão.   

Tenham uma ótima leitura e contem comigo para falarmos mais sobre Direito.

 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *